OLHARES SOBRE AS TRAJETÓRIAS DE JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO

Gislaine Medeiros Baciano

Resumo


O presente trabalho discute as relações entre as trajetórias escolares e as trajetórias sociais de jovens egressos do Ensino Médio, com o objetivo de compreender quais as abordagens que a academia brasileira tem dado a essas relações. O levantamento de dissertações e teses sobre as trajetórias dos jovens egressos do Ensino Médio foi realizado junto ao banco de dissertações e teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), referente ao período de 1987 a 2010. Foram selecionados 15 trabalhos que abordam a relação entre a trajetória escolar e a trajetória social de jovens egressos do Ensino Médio e percebemos que esses trabalhos versam sobre a inserção dos egressos no mercado de trabalho ou no Ensino Superior. Podemos também verificar que não existem no Brasil, trabalhos que abordam a relação entre a trajetória escolar e a dimensão da cultura dos jovens egressos do Ensino Médio. De modo que, persiste uma lacuna neste campo.

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