O DESENHO DE MODA E A EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Lucas da Rosa, Valdecir Babinski Júnior, Icléia Silveira

Resumo


O presente artigo constitui-se como análise de uma prática pedagógica aplicada na unidade curricular “Ilustração de Moda”, disciplina do quarto módulo do Curso Técnico subsequente em Produção e Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul – Centro. Relata-se a prática realizada a partir de etapas subdivididas nas seguintes ações e atividades: (1) Refletir; (1.1) Coletar; (1.2) Categorizar; (1.3) Caracterizar; e (2) Desmistificar. Para tanto, pela metodologia empregada, este artigo apresenta-se como aplicado, descritivo, qualitativo e de campo. Quanto aos procedimentos técnicos envolvidos, entende-se o como bibliográfico e como pesquisa participativa. A análise da experiência relatada utiliza os fundamentos teóricos abordados por Head (1958), Duarte-Júnior (1981), Pineau (2000), Pillotto (2007) e Alexandroff (2010), quanto à educação pelo sensível, por meio de seis categorias: (i) “Experiência humana”; (ii) “Imagem da memória”; (iii) “Lógica e racionalidade”; (iv) “Comunicação sensível”; (v) “Ato criador”; e (vi) “Percepção”. Infere-se que a prática pedagógica relatada teve assertividade quanto à sensibilização dos estudantes da turma para com o desenho de moda, mas manteve-se em grande parte do tempo no campo da racionalidade e da lógica. Ainda que estas não sejam negadas na educação pelo sensível, a entrada de sensações foi limitada pelo uso de sentidos específicos: visão e audição.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/25944630322019096

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