EXPERIMENTO METODOLÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MODELAGEM PLANA FEMININA: PRAXIS DOCENTE X DISCENTE NO CURSO DE DESIGN-MODA- UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630322019041

Resumo

O artigo objetiva compreender, pela aplicação de estratégias didáticas, como ocorre a aprendizagem na modelagem plana feminina no curso de Design-Moda (UFC). O estudo descortinou metodologias mais efetivas na promoção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem da modelagem feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará no Curso de Design-Moda Instituto de Cultura e Arte (ICA) na unidade de Tecnologia Têxtil e Confecção, ministra disciplinas nas áreas: Ciência do Conforto, Artesanato, Patchwork, Modelagem plana feminina, masculina, infantil, intima e modelagem para necessidades especiais físicas e motoras. Atuou como vice e coordenadora do curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte -ICA/UFC (2015-2017). Atuou como professora no curso de Economia Doméstica (UFC) nas disciplinas Vestuário, Têxteis e Conservação Têxtil (2014-2016). Foi Professora Assistente na Universidade Federal do Piauí -UFPI do Curso de Moda, Design e Estilismo (2011 e 2014). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2001-2003), Especialização e Mestrado em Design e Marketing do Vestuário pela University of Minho/PT (2008-2009.

Walkíria Guedes de Souza, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará; Bacharel em Matemática pela Universidade de Fortaleza; Licenciada em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Especialização em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará; Professora Adjunta do Curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Têxteis e Vestuário, com ênfase em Estilismo, Moda e Design.

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Bacharelado em Design-Moda / Instituto de Cultura e Arte / UFC. Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, área de conhecimento Gestão e Design, com a Tese Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo, Projeto apoiado pelo Programa Alban  e contemplado pelo Programa ID&T-PT. Mestre em Economia Rural (UFC), com a tese Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – o bordado de Itapajé-Ce. Especialista em Engenharia Têxtil (UFC), com a monografia Fibras têxteis: uma abordagem de proteção. Graduada em Economia Doméstica (UFC). Coordenadora do Grupo de estudos em ergonomia, modelagem e materiais (GEEMM), dos Projetos Fundamentos de design para artesãos, Artesanato competitivo, Estratégias de valorização do curso de Design-Moda perante os estudantes e o mercado, Estratégias de combate à evasão do estudante de Design-Moda. Professora colaboradora do CNPq no Projeto de Pesquisa e Extensão Monitoramento e Avaliação dos Territórios Rurais Cearenses - área de concentração: confecção e artesanato.

Referências

ABRANCHES, G. P.; BRASILEIRO JÚNIOR, A. Manual da gerência da confecção. Rio de Janeiro: SENAI –DN/ CETIQT, 1990.

ARAÚJO, A. G. P. Ensinamentos matemáticos no processo de modelagem. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2013.

BEDUSCHI, D. P.; ITALIANO, I. C. Descrição e análise da evolução dos métodos e obras de modelagem plana no Brasil: de 1960 aos dias atuais. Rio de Janeiro: Senac. Redige, v. 4, n. 2, p. [1-20], ago. 2013.

BERG, Ana Laura Marchi. Técnicas de modelagem feminina: construção de bases e volumes. São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2017.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução a história do design. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.

DUBURG, A. Moulage: Arte e técnica no design de moda; Tradução: Bruna Pacheco. Porto Alegre: Bookman, 2012.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FILGUEIRAS, A. P. A.; ARAÚJO, M. do S de; SOUZA, W. G. de; CARVALHO, M. A. Reflexões sobre modelagem ergonômica no planejamento e elaboração de produtos do vestuário. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN-CIMODE, Buenos Aires. Anais... Buenos Ayres, 2016.

LEITE, A. S.; VELOSO, M.D. Desenho técnico de roupas femininas. São Paulo: Senac Nacional, 2004.

MARTINS, S. B. Equação da ergonomia no design de vestuário: espaço do corpo, modelagem e matérias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA ‐ ABERGO, 14., 2006, Curitiba ‐ PR. Anais... Curitiba: ABERGO, 2006.

MENEZES, M. S.; SPAINE, P. A. A. Modelagem plana industrial do vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino‐aprendizado. Projética, Londrina, V. 1, N. 1, P.82‐100, DEZ. 2010. Nº INAUGURAL.

NAVALON, E. Design de moda: interconexão metodológica. Dissertação [Mestrado em Design]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2008.

OLIVEIRA, S. R. e. Moda também é texto. São Paulo: Edições Rosari, 2007.

Souza, P. de M. A modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação: Bauru, 2006.

PULS, L. M. A percepção na perspectiva do ensino-aprendizagem do desenho de moda à mão livre. IN: V JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANAIS do XIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/Ceart-UDESC, Revista de Pesquisa, v. 4 nº 1.

ROSA, S. Alfaiataria: modelagem plana masculina. Brasília: SENAC-DF, 2008.

SABRÁ, F. G. C. e RODRIGUES, A. S. L. V. Gerenciamento de produto. In: SABRÁ, F. G. C. (Org.). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p.126-137.

SANT’ANNA, D. B. de. Consumir é ser feliz. In: OLIVEIRA, A. C. de; CASTILHO, K. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

SCHMITT, J. Entre o indivíduo e o coletivo: Notas sobre o nascimento da moda. In: BONADIO, M. C.; MATTOS, M. de F. (org.) História e cultura da moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

SILVEIRA, M. R. A. Matemática é para poucos: um sentido marcado na história. In: DANYLUK, O. S. (org.). História da educação matemática: escrita e reescrita de história. Porto Alegre: Sulina, 2012.

SOUZA, W. G. de. Modelagem no design do vestuário. Disponível em: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/02_auspicios_publicaciones/actas_diseno/articulos_pdf/A6045.pdf. Acesso em 31 jul. 2018.

Publicado

2019-11-28

Como Citar

ARAÚJO, Maria do Socorro de; SOUZA, Walkíria Guedes de; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. EXPERIMENTO METODOLÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MODELAGEM PLANA FEMININA: PRAXIS DOCENTE X DISCENTE NO CURSO DE DESIGN-MODA- UFC. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 041–052, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019041. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14568. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)