Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Preocupada com a difusão científica no campo do Ensino Superior, especialmente para a formação dos profissionais e professores em Artes, Moda e Design, a revista visa a socializar ao mundo acadêmico, através de trabalhos inéditos, as mais distintas investigações no âmbito do Ensino Superior, proporcionando o diálogo entre práticas e teorias aplicadas à formação dos profissionais das áreas em questão.

Por meio dos trabalhos difundidos por esta Revista, tem-se a presunção de aproximar realidades de ensino diversas e discutir em profundidade possibilidades teóricas aplicadas ao experimento educativo. Desse modo, professores e pesquisadores poderão dar visibilidade a seus trabalhos e atividades desenvolvidos e em diálogo com a temática central do periódico.

A revista é organizada em duas seções: “Dossiê” e outra intitulada “Aberturas Transversais”.  

Os temas dos dois dossiês anuais são definidos com um ano de antecedência e sua organização é confiada a especialistas das temáticas. Para a seção Aberturas Transversais, os textos poderão vir sob a forma de: a) artigo, b) relatos de experiências, c) entrevista com educadores e/ou teóricos e, d) resenha de livros. 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Texto de até 25 páginas, desenvolvidos em consonância com o tema do dossiê vigente.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Aberturas Transversais

Textos diversos, de até 12 páginas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas e Resenhas

Seção ocasional, contendo entrevista feita por algum editor ou resenhas enviadas a pedido.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial

Nesta seção são publicados os artigos eleitos durante o Fórum Nacional de Escolas de Moda e os textos apresentados no Colóquio Internacional de Moda. Logo, se destina aqueles que receberam o convite e se submeteram às normas estabelecidas para esse caso.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Versão em língua estrangeira

Versão reduzida do artigo publicado na seção dossiê para a língua estrangeira escolhida pelo autor

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos (artigos) enviados à Revista serão submetidos ao seu Conselho Consultivo para avaliação, que será desenvolvida em duas etapas: na primeira, serão verificadas as adequações às normas da Revista, a partir da qual se procede a segunda, que é a leitura e análise do conteúdo por parte de especialistas. Todas as avaliações serão feitas por pares em avaliação cega; em caso de discordância de parecer final, um terceiro avaliador será acionado. Os editores reservam-se o direito de selecionar artigos estrangeiros considerados relevantes e fazer a sua publicação na versão original e traduzida. 

 

Periodicidade

A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design tem a periodicidade quadrimestral.

Sendo seus prazos para submissão nos dossiês 30/03 e 30/07, sendo previstas, respectivamente, as publicações em junho e outubro de cada ano.

Todavia, a cada ano em fevereiro será lançado um número especial com os textos premiados e convidados especiais do Fórum de Escolas de Moda/ABEPEM.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.