Criação, Experiência E Compartilhamentos – O Ser E Estar Artista Professor.

Andre Luiz Rigatti

Resumo


Este ensaio inserido no debate em torno do tema “Artista Professor – ser e estar”, reúne diversas reflexões pessoais sobre o tema, considerando também a experiência deste pesquisador como ponto de partida. No cerne desta questão, a reflexão a ser desenvolvida deverá seguir o ser e estar deste artista/professor, indagando o que significa ser um e outro, ou apenas ser em tempo integral, sou ou estou artista/professor?


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, B. P. A Impossibilidade de Ensinar Arte é a Realidade que Funda Uma Escola de Arte. IN: Pensar o Fazer da Pintura - 31 Teses sobre o investigar e criar em pintura. FBAUP, Porto: 2017

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOMES, J. Beuys Homem-Arena. In BEUYS, J. (2011). Cada homem um artista. 7 Nós, 2011.

HERNÁNDEZ,F. Transgressão e Mudança na Educação. Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ,F.; VENTURA,M. A Organização do Currículo por projetos. O Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KRAUSS, R. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. Disponível em: https://artecontemporaneaeahc.files.wordpress.com/2016/10/krauss_voyage-on-the-north-sea.pdf acesso 05/03/2019.

REIS, C. N. B. A.; SANTOS, P. C.; FRIQUES, M. S. Arte e Política em Joseph Beuys: o Homem como obra de arte. REDIGE SENAI. 2013. Artigo disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321775809_Arte_e_Politica_em_Joseph_Beuys_o_Homem_como_obra_de_arte acessado em 28/02/2019.

SOUSA, D. M. C. de. A Experiência do Professor-Artista. Dissertação de Mestrado em Educação Artística. Repositório digital Universidade de Lisboa. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/33693/2/ULFBA_TES1117_DALILA_Dissertacao%20Final.pdf acesso 05/03/2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2447126751201926

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

 

revistaapotheke@gmail.com