Artista.Professora.Pesquisadora em continuum

Lucimar Bello Pereira Frange

Resumo


Ser e Estar mergulhada em estados de criação tem sido há anos, uma escolha fundante. Invento ao mesmo tempo palavras, imagens e proposições artísticas. Nesse artigo recorto parte dessa produção e faço elos entre o Poema IX do livro de poemas Caracol é uma casa que se anda e Ações Performáticas – A Casa Vestida. O tema central, em ambos, é a CASA em sentido bastante ampliado. Dialogo com escritores, filósofos, artistas e arte educadores. Neles ancoro minhas inquietações e os modos de ativar miúdos do mundo para que virem formas potentes de arte em vidas acesas.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. (org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo, Cortez, 2010.

BARROS, Manoel de. “Olhos parados”. In: Poesia completa. São Paulo, Ed. Leya, 2010.

_________________ . Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro/São Paulo, Ed. Record, 2007.

BELLO, Lucimar. Caracol é uma casa que se anda. São Paulo. Ed. Labrador, 2016.

BREDARIOLLI, Rita. “Choque e formação: sobre a origem de uma proposta para o Ensino de Arte”. In: BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. (org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo, Cortez, 2010.

CLARK, Lygia. Carta a Mario Pedrosa. In: Carta citada por Sonia Lins, Artes, 1996.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2006.

DELEUZE, Gilles. Diálogos. São Paulo, Ed. Escuta, 1998.

DIONÍSIO, Emerson. Quase casa. In: MOSCHETA, Marcelo. São Paulo, Ed. Bei, 2011 (Catálogo).

GABLIK, Susi. The reenchantment of art. London, Ed. Thames and Hudson, 1992.

GUIMARÃES, Leda. “Processos de triangularização na trajetória docente: da educação artística à educação à distância”. In: BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. (org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo, Cortez, 2010.

LAMPERT, Jociele. “Deambulações sobre a contemporaneidade e o ensino de Artes Visuais e da Cultura Visual. In: BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. (org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo, Cortez, 2010.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora, Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2011.

MACHADO, Regina. “Sobre mapas e bússolas: apontamentos a respeito da Abordagem Triangular”. In: BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. (org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo, Cortez, 2010.

PESSANHA, Juliano Garcia. A recusa do não-lugar. São Paulo, Ed. Ubu, 2018.

ROLNIK, Suely; In: Lygia Clark: da obra ao acontecimento. Somos o sopro. A você cabe o corpo. Org. Mussée des Beaux-Art de Nantes, França, 2005 e Pinacoteca de São Paulo, SP, 2006. (Catálogo).

_____________. Lygia Clark e o híbrido arte/clínica. In: Caosmose.net/suelyrolnik.pdf/Arteclic, em 10/02/2019.




DOI: https://doi.org/10.5965/24471267512019063

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

 

 

 

revistaapotheke@gmail.com