Pescador de possíveis a montagem como possibilidade de um trabalho com imagens

Autores

  • Wolney Fernandes de Oliveira PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267422018050

Palavras-chave:

montagem , colagem , atlas , práticas de artista

Resumo

Ao mapear os fazeres e os saberes contidos nas minhas práticas de artista tenho entendido a montagem como elemento importante no processo de criação de uma colagem e, consequentemente, no trabalho com imagens. Orientado pela vontade de efetivar um pensamento conectado com minha experiência, neste texto procuro colocar atenção nos princípios que a montagem de uma colagem possibilita, aproximando-a da noção de atlas de imagens desenvolvida por Aby Warburg onde me é oferecida uma configuração visual de pensamentos por onde acontece o intercâmbio, a circulação e a sobrevivência (DIDI-HUBERMAN, 2013) das imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGÉ, M.; DIDI-HUBERMAN, G.; ECO, U. L’Expérience des Images. Bry- sur Marne: Editons INA, 2011.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo:

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

COHEN, R. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DIDI-HUBERMAN, G. Atlas - como levar o mundo nas costas? In: Sopro: panfleto político cultural, n. 41. Florianópolis: Ed.Cultura e Barbárie. 2010. Disponível em <http://www.culturaebarbarie.org/sopro/outros/atlas.html> Acesso em 20/07/2015.

DIDI-HUBERMAN, G. Imagens Apesar de Tudo. Lisboa: KKYM, 2012.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, G. Pensar debruçado. Lisboa: KKYM, 2015.

FUÃO, F. F. A collage como trajetória amorosa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2011.

MICHAUD, P. A. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: editora 34, 2009.

SALLES, C. A. Redes de Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.

SAMAIN E. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2012.

WARBURG, A. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

OLIVEIRA, Wolney Fernandes de. Pescador de possíveis a montagem como possibilidade de um trabalho com imagens. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5965/24471267422018050. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/13559. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática